PROJETO RONDON

Agregar valor as atividades voluntárias vem se tornando uma qualidade humana cada vez mais importante. Quando a atividade voluntária está ligada a sustentabilidade o assunto fica ainda mais interessante e atual. Agregando estes dois valores surgiu em 1967 o Projeto Rondon, como uma iniciativa do Governo Brasileiro, coordenada pelo Ministério da defesa em colaboração com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC.

Em 1989 o programa foi extinto, mas já havia envolvido mais de 350 mil estudantes de todas as regiões do país. A pedido da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 2005, o programa foi relançado pelo governo federal, voltando a unir diversos jovens em prol de um mundo melhor.

O Projeto Rondon, que nasceu durante a Ditadura Militar, tem como objetivo promover o contato de estudantes universitários voluntários com o interior do país, através da realização de atividades assistenciais em comunidades carentes e isoladas. O projeto se sintetiza na frase "mobilizar a juventude universitária e despertar nela, uma consciência crítica sobre as diversas realidades nacionais" sempre em estreita articulação com as Instituições de Ensino Superior, os três níveis de governo e a sociedade civil.

Atualmente, o Projeto Rondon é formado por 25 Organizações da Sociedade Civil e desenvolve inúmeras atividades pelo País. A sede no Paraná é localizada em Curitiba. Para participar o interessado deve ficar ligado a coordenação do Projeto Rondon do Ministério da Defesa, que libera os editais referente às operações no seu website. Os modelos atuais admitem que somente universidades concorram, e que estas têm autonomia para escolha dos estudantes e professores que irão participar em sua representação. Ou seja: quem decidirá se o interessado vai ou não participar do projeto é alguém dentro da universidade (provavelmente um professor).

A recente formada em turismo na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Ana Carla Delfino, teve a honra de ser uma rondonista. Ela participou do projeto no período de 4 à 20 de julho de 2008, na Operação Norte de Minas, na Região Salinas. Ana Carla ficou alojada na cidade Coronel Murta, onde realizou projetos na área de sustentabilidade e saúde representando a UTP em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). “Todos os dias tínhamos várias tarefas a fazer com a comunidade, contando com a interação das pessoas, na área de saúde, natureza, meio ambiente, atividades físicas, entre outros” afirma a turismóloga.


Durante o projeto, Ana realizou atividades recreativas educativas (relaxamento com idosos, arte e cultura, teatro com fantoches, música, alongamento, teatro, gincana da reciclagem, separação do lixo, produção de brinquedos, cine rondon); Agente Jovem (educação ambiental, motivação, campeonato rondon); equipe de saúde (SUS e direitos dos usuários, educação sexual, grupo de idosos, hipertensão e diabetes); professores (produção de texto, novas tecnologias de ensino, motivação); Turismo (turismo na Pedra Escrita, rochedo, rios, montanhas).

Uma das atividades de maior destaque era voltada para o desenvolvimento sustentável. Eram abordados com a população local temas de associativismo e cooperativismo, reaproveitamento de alimentos, empreendedorismo, negociação entre outras. Essas informações repassadas pelo projeto ajudam a iniciar uma nova cultura na sociedade local, priorizando o pensamento sustentável, reutilizando e reciclando.
Ana Carla afirma que o Projeto Rondon é uma experiência única e totalmente válida.“Ser rondonista é fascinante, realizamos o voluntariado, nos dedicamos todos os dias a comunidade ensinando tudo aquilo que aprendemos e também aprendemos com as pessoas do jeito mais simples o que elas podem nos passar da sua sabedoria popular” conclui.


LAÍS DLUGOSZ

Para mais informações sobre o projeto Rondon:

Associação Estadual dos Rondonistas do Paraná

Endereço: Rua Cel. Domingos Soares, 509 - Bairro Alto
Cidade: Curitiba
UF: PR
CEP: 82820-150
Telefone: (41) 3352-1616
E-mail Entidade: ujulio@pop.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário