FUNDAÇÃO VIDA PARA TODOS - ABAI

A miséria está espalhada no mundo todo. Principalmente em nosso país. Mas os voluntários também estão por aí. Inclusive no Brasil, em uma cidade com 25 mil habitantes.
A preocupação de brasileiros e suíços com a alarmante miséria no Brasil desencadeou um projeto que deu muito certo. Surge a Associação Brasileira de Amparo à Infância, a ABAI. Em 1979 a ideia foi implantada, mas somente dois anos depois abrigou as primeiras 40 crianças.

A entidade, que hoje se transformou em “fundação”, e adotou o nome “Fundação Vida para Todos - Abai”, está localizada na cidade de Mandirituba, a 45 km da capital paranaense, Curitiba. Aqui no Brasil, a responsável pelo projeto é uma suíça que se considera brasileira. Marianne Bárbara Spiller dedicou e ainda dedica grande parte de seu tempo para os projetos da ABAI.

Entre eles está o “Centro de Formação Cidadão Solidário”, que abriu as suas portas para as primeiras 40 crianças, oriundas de famílias carentes de Mandirituba, em 1981. Atualmente o Centro atende, em contra turno escolar, 140 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. O trabalho pedagógico é desenvolvido através de várias atividades e oficinas, como acompanhamento escolar, informática, artesanato, marcenaria, horta e educação ambiental, teatro, dança, música, escolinha de futebol e capoeira. As educadoras desenvolvem atividades com o objetivo de trabalhar auto-estima, respeito, vivência em grupo, higiene e saúde, família, cidadania, sexualidade e prevenção de dependência química. O trabalho também é feito junto às famílias através de visitas domiciliares e reuniões de pais.

Paralelo ao projeto das crianças, o trabalho com a terra e preservação do meio ambiente não é descartado. O projeto “Agroecologia” é importantíssimo para a Entidade. A Fundação segue os princípios da agroecologia, trabalhando em harmonia com a natureza sem o uso de agrotóxicos. Através de produção própria a Fundação garante uma boa parte da alimentação de 200 pessoas, entre crianças, recuperandos e funcionários que se alimentam diariamente no centro de formação. Ao mesmo tempo a pequena propriedade da Fundação serve como centro de conscientização e capacitação, oferecendo cursos e treinamento para os pequenos produtores da região em parceria com a EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura e Universidade Federal do Paraná. Nos sábados a Fundação participa da feira municipal de produtos orgânicos, em Mandirituba.

A ajuda não se limita apenas para os pequeninos. A experiência com as crianças nas Casas Lares apontou a doença do alcoolismo como maior causa que leva à desestruturação das famílias e ao abandono total dos filhos. O alcoolismo é o maior problema de saúde pública do Brasil. Diante desta realidade a Fundação iniciou um trabalho terapêutico em 1988, acolhendo os primeiros dependentes de álcool, o que deu origem a uma Casa de Recuperação. Hoje esta casa tem disponibilidade de atender até 25 dependentes químicos masculinos.

A dependência é vista como uma doença bio-psico-social que afeta toda a família, e ao contrário do que pensa a sociedade, o dependente necessita de reeducação e reinserção e não de punição. Através do convívio em comunidade e de ações objetivas, o dependente descobre seu valor na sociedade, sua importância na família, sua capacidade no trabalho, elevando sua auto-estima e aceitando suas limitações. Dentro do projeto da Fundação, os recuperandos tem o compromisso de querer mudar, se ajudar e também ajudar nos demais projetos da ABAI.

Se estes homens decidirem aceitar a nova vida, podem trabalhar no Restaurante Terapêutico Recanto das Palmeiras, também de iniciativa da Fundação. Localizado em Mandirituba, construído em estilo suíço, serve comida bem saborosa, e ajuda no tratamento dos ex-dependentes. Estes trabalham como garçons no restaurante, que não serve bebida alcoólica.

A Fundação Vida para Todos - ABAI é uma entidade sem fins lucrativos. É mantida com a doação de pessoas e empresas. Os 30 funcionários precisam se dividir em todos os projetos, pois não é possível contratar mais pessoas. Mesmo assim a Entidade cresce a cada dia e ajuda ainda mais crianças. O segredo? São os voluntários que fazem a diferença. Recolhem materiais, ajudam no plantio e na limpeza e também colaboram no que podem.

ALINE VONSOVICZ

FUNDAÇÃO VIDA PARA TODOS - ABAI
Endereço: Estrada Municipal Otávio de Jesus Biscaia, s/nº - Mandirituba PR
CEP 83800-000
Fone/Fax (41) 3626-1202 / 3626-2264 / 8894-1716

Caixa postal 013031
abai@fvida.org.br

Colabore:
Banco do Brasil
AG 2266-7 C/C 0006869-1
CNPJ: 78.134.137/0001-26

2 comentários:

  1. Queridos amigos e amigas
    Gostei muito de descobrir este blog: Em 1984, trabalhei um meio ano como volontário na ABAI, período que se virou muito importante na minha vida. Deste este época, me sinto muito ligado com o projeto e com o Brasil.
    Como vocês escrevam, são fundamentais as ideias e as ações que se tratam tanto com a justiça social tanto com a paz com a terra, para que um outro mundo seja possível.
    Continuem sempre assim!
    Abraços,
    Kurt
    Wermatswil - Suíça

    ResponderExcluir
  2. Como o Kurt, eu também fiquei muito contente de encontrar o blog de vocês,principalment pelo tema que sutenta.
    Convido a todos para também dar uma olhada no blog do SERPAJ-Brasil:
    http://serpaj-brasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir